O que gostaria de saber sobre a Antropologia.
O que é Antropologia? O que fazem os antropólogos?
O que é Antropologia? O que fazem os antropólogos?
A ciência que estuda as
culturas humanas é chamada antropologia
• É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as
semelhanças das sociedades humanas assim como as diferenças entre elas.
• A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa
"homem" ou "humano";
• oikos,
o meio, a técnica e a governação da riqueza;
• krathos, o poder, a política e a jurídica;
• mythos,
a actividade simbólica e o mundo imaginário.
• e logos, que
significa "pensamento" ou "razão".
• Os antropólogos comummente investigam as formas de desenvolvimento
do comportamento humano, objectivando descrever integralmente os fenómenos
sócio-culturais.
Os Campos de Estudo da Antropologia
• A ciência antropológica é comummente dividida em duas esferas principais: a antropologia biológica (ou física) e antropologia cultural (ou social)
• 1. Cada uma delas actua em campos de estudo mais ou menos
independentes, pois especialistas numa área frequentemente consultam e cooperam
com especialistas na outra área.
• A antropologia biológica é geralmente classificada como uma
ciência natural, enquanto a antropologia cultural é considerada uma ciência
social.
• Um campo muito importante da antropologia cultural é a
linguística, que estuda
a história e a estrutura da linguagem.
• A linguística é especialmente valorizada porque os antropólogos se
apoiam nela para observar os sistemas de comunicação e apreender a visão do
mundo das pessoas.
• Através desta ciência também é possível colectar histórias orais
do grupo estudado. História
oral é constituída na
sociedade a partir da poesia, das canções, dos mitos, provérbios e lendas
populares.
• A antropologia
cultural e biológica conectam-se com outros dois campos de
estudo: a arqueologia e a
antropologia aplicada.
• Nas escavações, os arqueólogos encontram vestígios de
prédios antigos, utensílios, cerâmica e outros artefactos pelos quais o passado
de uma cultura pode ser datado e descrito.
• A antropologia
aplicada, com base nas pesquisas realizadas pelos antropólogos, assessora
os governos e outras instituições na formulação e implementação de políticas
para grupos específicos de populações.
• Ela pode, em certa medida, ajudar governos de países em
desenvolvimento a superarem as dificuldades que as populações destes países
enfrentam no embate com a complexidade dos fluxos civilizacionais do século 21.
• E pode também ser usada pelos governos na formulação de políticas
sociais, educacionais e económicas para as minorias étnicas no interior de suas
fronteiras.
• O trabalho da antropologia
aplicada é frequentemente
desenvolvido por especialistas nos campos da economia, da história social e da
psicologia.
• Pelo facto da antropologia explorar amplo conjunto de
disciplinas, investigando diversos aspectos em todas as sociedades humanas, ela
deve apoiar-se nas pesquisas feitas por estas outras disciplinas para poder
formular suas conclusões.
• Dentre as disciplinas
mais afins encontramos a História, Geografia, Geologia, Biologia, Anatomia, Genética, Economia, Psicologia e Sociologia,
juntamente com as disciplinas altamente especializadas como a linguística e a arqueologia,
anteriormente mencionadas.
O Problema das Terminologias
• Diferentes termos são usados para descrever os campos da antropologia nos EUA e na Europa. Enquanto nos EUA o termo antropologia é usado mais amplamente.
• Na Europa é
mais comum o termo Etnologia.
• O que é chamado de "antropologia cultural" nos EUA
é designado como "Etnologia" em diversos países da Europa Continental.
• No entanto, o termo antropologia biológica (ou física) é usado em
vários países do Mundo.
• A preferência por uma ou outra nomenclatura depende da tradição
teórica do país.
• Por exemplo, o que se faz em nome da antropologia cultural
nos EUA, na França se reconhece como Etnologia e na Grã-Bretanha como
Antropologia Social.
• As sub-áreas da
antropologia cultural nos EUA são três: antropologia
histórica (etnologia), pré-história
(ou arqueologia pré-histórica) e linguística (ou antropologia
linguística).
• Na Europa as
sub-áreas são: etnologia
(descrição histórica e comparada das "raças"), pré-história (ou
etnologia pré-histórica) e linguística (ou etnologia
linguística).
• Pode-se considerar na actualidade influências, hegemonias
teóricas:
• Etnografia, Etnologia e Antropologia
• “Etnografia implica
em tentar entender as pessoas, não suas personalidades, aspectos psicológicos
ou movimentos sociais, mas as pessoas como seres embutidos em ‘redes de
significado’.
• Um dos principais aspectos da etnografia é a participação: você entende os aspectos de outra cultura vivenciando-a:
indo lá, estando lá, fazendo as coisas que eles fazem e como eles fazem…”
(Antrop. Australiana Genevieve Bell, Maio de 2004).
• A Etnologia é
definida como a ciência
que estuda as heranças biológicas (ditas raciais), costumes e línguas da
humanidade, isto é, suas características, suas origens, diferenças e
distribuição espacial.
• Uma tentativa de universalização do significado dos termos pode
ser encontrada na obra do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss Antropologia
Estrutural. Sua proposta é a seguinte:
• A etnografia - corresponde aos primeiros estágios da
pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo (field-work).
• Uma monografia, que tem por objecto um grupo suficientemente
restrito para que o autor tenha podido reunir a maior parte de sua informação
graças a uma experiência pessoal, constitui o próprio tipo do estudo
etnográfico.
• A etnologia - representa um primeiro passo em
direcção à síntese. Sem excluir a observação directa, ela tende para conclusões
suficientemente extensas.
• Esta síntese pode operar-se em três direcções:
• a) geográfica, quando se quer integrar conhecimentos relativos a
grupos vizinhos;
• b) histórica, quando se visa reconstituir o passado de uma ou
várias populações;
• c) sistemática, enfim, quando se isola, para lhe dar uma atenção
particular, determinado tipo de técnica, de costume ou de instituição.
• A etnologia compreende a etnografia como seu passo
preliminar, e constitui seu prolongamento.
• É o que encontramos tanto no Bureau of American Ethnology da
Smithsonian Instituion, como na Zeitschritft für Ethnologie ou no Institut
d`ethnologie de L`Université de Paris.
• Em toda parte onde encontramos os termos antropologia cultural ou
social, eles estão ligados a uma segunda e última etapa da síntese, tomando por
base as conclusões da etnografia e da etnologia.
• Nos países anglo-saxónicos, a antropologia visa um conhecimento
global do homem, abrangendo seu objecto em toda sua extensão histórica e
geográfica; aspirando a um conhecimento aplicável ao conjunto do
desenvolvimento humano desde, digamos, os hominídeos até as raças modernas, e
tendendo para conclusões, positivas ou negativas, mas válidas para todas as
sociedade humanas, desde a grande cidade moderna até a menor tribo melanésia.
• Pode-se, pois, dizer, neste sentido, que existe entre a
antropologia e a etnologia a mesma relação que se definiu acima entre esta
última e a etnografia.
• Por fim, Lévi-Strauss escreve: etnografia, etnologia e
antropologia não constituem três disciplinas diferentes, ou três concepções
diferentes dos mesmos estudos.
• São, de facto, três etapas ou três momentos de uma mesma pesquisa,
e a preferência por este ou aquele destes termos exprime somente uma atenção
predominante voltada para um tipo de pesquisa, que não poderia nunca ser
exclusivo dos dois outros.
• A ciência antropológica é comummente dividida em duas esferas principais: a antropologia biológica (ou física) e antropologia cultural (ou social)
• Diferentes termos são usados para descrever os campos da antropologia nos EUA e na Europa. Enquanto nos EUA o termo antropologia é usado mais amplamente.
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