Em que situações são úteis o uso de blogs em Educação?
O uso das novas ferramentas tecnológicas online deve ter
sempre em conta as limitações e potencialidades destas, para que de facto
exista uma mais valia na sua aplicação. Portanto, o seu uso e escolha depende,
em grande parte, dos objectivos a que nos propomos. Apesar de tudo isto não
pôde deixar de colocar esta votação. Os blogs à semelhança de outras
ferramentas têm vantagens e desvantagens que serão abordadas em futuros posts.
Podem ser criados e geridos por professores (individualmente
ou em grupo), por alunos (individualmente, por grupos de trabalho, ou por
turmas) e até simultaneamente por professores e os seus alunos. O público-alvo
de um blog destes poderá ser professores, alunos, pais, comunidade educativa em
geral, e pode até não ter um público-alvo específico. De qualquer forma o
conteúdo fica acessível a todos os que visitem o blog.
Aqui pretendo colocar uma lista de possíveis aplicações dos
blogs na Educação, que não ficará esgotada com a publicação deste post. Neste
momento publicarei apenas uma pequena listagem que será desenvolvida ao longo
do tempo e com a colaboração dos leitores que poderão deixar novos exemplos ou
links.
Possíveis usos dos blogs em Educação
·
Apresentação das várias etapas de um projecto educativo de um ou mais
professores;
·
Preparação de encontros em Educação;
·
Reflexão em torno de temas educativos;
·
Apresentação de projectos/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou
individualmente);
·
Criação de um jornal escolar online;
·
Divulgação das actividades de um clube de escola;
·
Apoio a uma disciplina.
O que é então um blog?
Um blog (ou weblog) é um registo publicado na Internet
relativo a algum assunto e organizado cronologicamente (como um diário). Pode
ainda permitir comentários dos leitores aos textos publicados (denominados
posts). Tem como grande vantagem o facto de o autor do blog não necessitar de
saber construir páginas para a Internet, ou trabalhar com código.
Sem comentários:
Enviar um comentário